sexta-feira, 8 de julho de 2011

Carros 2

Na minha crítica sobre Rio, eu comecei o texto dizendo que adoro animações e não lembrava mais quantas vezes fui ao cinema com os meus pais para assisti-las. Porém uma situação eu lembro claramente, o dia que assisti Toy Story (1995). Me lembro em qual shopping fomos, em qual dia, em qual horário e lembro da emoção que eu senti vendo o primeiro longa feito totalmente em modelagem 3D. Me apaixonei. Na época, era o ápice da tecnologia e inovação, hoje, temos pelo menos cinco lançamentos por ano. Mas mesmo com tantas novidades, foram poucas que me encantaram, Carros (2006) foi uma delas. Então, quando surgiu o anuncio de uma continuação, fiquei empolgado e contente, esperando algo melhor do que o primeiro filme, mas não foi dessa vez. Carros 2 é bom, mas não o bastante.

A trama começa com Finn McMíssil, um carro-agente-secreto inglês que viaja até o meio do oceano e descobre plataformas de petróleo no lugar onde um antigo colega de equipe foi visto pela última vez. Lá, conhecemos também o Professor Z, um típico vilão alemão dos filmes da época da Guerra Fria. Em Radiator Springs, Relâmpago McQueen retorna à cidade depois de ter vencido seu quarto título da Copa Pistão. Mas suas férias não duram muito tempo, ele é convidado para participar do World Grand Prix, o circuito de corridas ao redor do mundo, que vai colocar os melhores veículos para correr em diversos terrenos, provando quem é mesmo o mais rápido do mundo. O torneio foi idealizado por Sir Miles Eixoderoda, um milionário do petróleo que descobre uma nova fonte de biocombustível, que abastece os tanques de todos os competidores.

Os primeiros minutos do filme deixam claro o tom de espionagem que vai permear durante o filme todo. A primeira sequência de ação é empolgante, não deixa a desejar a nenhuma feita em qualquer filme da série 007! Fica explícito de qual fonte a Disney/Pixar bebeu. Aliás, o filme em um todo chega ser um pouco violento, há tiros, explosões e (pasmem) mortes! Claro, que tudo isso adaptado para mitologia de Carros.

Acredito que o longa pecou ao focar a história em Tom Mate, o guincho caipira melhor amigo de McQueen. Como personagem secundário no primeiro filme, ele funciona, mas como principal, nem um pouco. Toda a trama se desenrola com Mate, é ele quem vai acabar se tornando um agente secreto por engano, que é parte fundamental da história. McQueen é deslocado para segundo lugar na importância do filme. As corridas são uma desculpa para criar novos personagens, inclusive, temos uma personagem brasileira, chamada Carla Veloso, dublada pela cantora Cláudia Leite, mas não se empolguem muito, pois Carla só tem uma fala durante o filme todo. Um personagem novo que tem bastante destaque é o italiano carro de Fórmula 1 Francesco Bernoulli, com sua arrogância e prepotência é de longe o melhor personagem dos novos.

Carros 2 se preocupa bastante com a ação e a aventura, desenvolve apenas seus personagens conhecidos e não tem uma grande "lição de moral" que nos faz sair do cinema refletindo, mas ainda sim é um filme bom! Li algumas críticas, a maioria dizendo mal, inclusive que esse era o único longa da Disney/Pixar que não merecia uma sequência, sou contra essas opiniões, o universo criado em Carros é extremamente criativo e original, não temos animais que falam ou pinguins que cantam e dançam, são carros! Gosto bastante da série e espero que façam uma nova sequência, quem sabe não nos surpreendam e seja tão boa quanto Toy Story 3? E um dia eu me recorde da emoção que senti assistindo Carros 3.


8,5 PIPOCAS!


Ficha técnica

Cars 2 – EUA, 2011 – 113 min.

Direção: Brad Lewis

Roteiro: Ben Queen

Elenco: Owen Wilson, Michael Caine, Emily Mortimer, Jason Issacs, Thomas Kretschmann


2 comentários:

Watcher disse...

Thiago, nos EUA a venda de produtos relacionados ao Tom Mate, foi significativamente bem maior que a venda dos produtos do McQueen. Sendo assim preferiram apostar nos fans e tentar um novo protagonista.

Não sei se faz muito sentido afinal o Burro deve vender bem mais que o Sherek também.

Thiago Sakowski disse...

Disso eu não sabia! Não se preocuparam em fazer uma boa história, no fundo só queriam vender mais brinquedos... lamentável! Valeu pela visita e pela informação!